quinta-feira, 26 de junho de 2008

www.olhaeuaqui.com.br <body> </body>

Nomes engraçados na ciência
Meu amigo se chama Carlos Vinicius Meiado e desde que entrou na universidade e escreveu seu primeiro resumo, passou a ser conhecido no mundo da ciência como: MEIADO, C. V.

É fácil! O seu ultimo sobrenome é o que vale e todos os seus outros nomes e sobrenomes são abreviados. Isso se chama
nome científico.

Então, pra ciência, tudo que meu amigo escreve (um texto, uma dissertação) é assinada como:
MEIADO, 2008.

Quando ele faz algum trabalho em parceria com mais um autor, por exemplo, comigo (Peterson de Carvalho Fernandes), a citação desse trabalho passa a ser: MEIADO & FERNANDES, 2008. Por outro lado, se o texto for escrito por mais de 2 autores, apenas o nome do primeiro autor é indicado e todos os demais são agrupados numa expressão em latim (et al.) que significa “e seus colaboradores”.

Sendo assim, um trabalho feito pelo meu amigo, por mim e pela Laura, por exemplo, seria citado: MEIADO et al., 2008.

Pois bem, disse tudo isso pois esses tempos me deparei com o nome de alguns pesquisadores que me chamaram a atenção.

A primeira foi de um pesquisador que se chama HARRY POTTER.
Logo pensei:
Quem são os colaboradores do artigo POTTER et al. 1984? RONAND WEASLEY e HERMIONE GRANGER? Bem que seria interessante um pouquinho de magia na ciência!

Um tempo depois, deparei-me com outro artigo que a citação era: PRESLEY, 1998.

E o que passou na minha cabeça (enquanto eu cantava Love Me Tender)?
Será que Elvis Presley (cantor) alguma vez na vida trabalhou com Ecologia Vegetal?

Recentemente, estávamos lendo um artigo que dizia:
“(...) e as espécies foram classificadas de acordo com DEUS et al., 2003.”
Claro! Perfeito! Quem mais podia saber o nome das espécies vegetais, senão o criador de todos as criaturas? DEUS é o cara!

DEUS é a melhor pessoa para ser citada. Nele eu confio de olhos fechados!
Apenas gostaria de saber quem são os colaboradores (et al.) de DEUS! Será que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo?

Esses dias, estava vendo o trabalho de um amigo e, por sorte, ele (o Douglas) não citou um trabalho que ele tinha comentado.

Já imaginava a frase: “A metodologia foi desenvolvida seguindo PORRA et al. 2001!”

Porra! Citar PORRA ninguém merece!

Ainda tem um pesquisador italiano que se chama ETIALLI e quando publica com seus colaboradores, a citação vira: ETIALLI et al.

Bem, pra terminar, não posso esquecer do meu amigo, e perguntar:

Será que MEIADO não é tão estranho quanto os exemplos citados a cima?
O que acham?

Dedicado ao Miguio.

Marcadores:

4 comments:

Anonymous Anônimo said...

Heii
tenho um blog
queria parceiria de links
da uma olhada e me responde o que você acha
http://superporcariaseutilidades.wordpress.com/

26 junho, 2008 19:36  
Blogger Eduardo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

26 junho, 2008 20:40  
Blogger Jéssica Mendes said...

É interessante isso sim...

Engraçado!

Blog bem divertido o teu! Parabéns!

E obrigada pelo o que falou do meu em uma comunidade sobre blogs no Orkut!

Abraço.

27 junho, 2008 00:09  
Anonymous Anônimo said...

haiushaiushaiuhs teu blog tá mto massa Teko ;D continue com ele assim õ/ fiquei com 'pena' do Meiado :x shiauhsaiuhs

27 junho, 2008 13:36  

Postar um comentário

<< Home